Alimentos extrusados para pássaros: custo (menor) x benefício (maior)

Você já conversou com alguém sobre o alto custo dos alimentos extrusados para seus pássaros?

Um tópico frequentemente debatido pelos criadores e que também podemos observar em grupos dos mesmos na internet é sobre o custo mais alto dos extrusados em relação às sementes ou misturas dessas.

Mas você já fez as contas para saber se esse custo é realmente maior?

O objetivo desse artigo é mostrar que, além dos benefícios nutricionais dos alimentos extrusados, os gastos com alimentação ao final do mês podem ser menores, ou seja, os extrusados podem se tornar mais baratos do que as sementes.

É importante saber que apenas os alimentos extrusados Super Premium, ou até mesmo os Premium (que utilizam ingredientes de melhor qualidade), podem e devem se tornar mais econômicos, mesmo que o preço por kg seja maior e vamos explicar os motivos.

Em primeiro lugar, devemos dar uma olhada em algumas informações sobre estes pellets nos rótulos das embalagens, para que você possa determinar de que são feitos, a qualidade dos ingredientes e se os níveis nutricionais são adequados para seus pássaros.

Com o avanço da tecnologia na fabricação dos alimentos e os altos investimentos feitos em estudos sobre nutrição dos animais domésticos, o alimento extrusado vem se destacando como um dos melhores e mais completos meios de se fornecer uma alimentação completa e equilibrada. Esse tipo de alimento não é só benéfico para os pássaros, mas também para os cães, gatos, roedores, peixes, entre outros.

Quando utilizamos matérias primas nobres e de qualidade superior em sua formulação o resultado é a maior digestibilidade e o melhor aproveitamento nutricional do produto. Aí é que começa a redução dos custos, pois como a conversão alimentar é maior nos extrusados, os pássaros precisam de um volume menor de alimento para suprir sua saciedade e necessidades nutricionais diárias.

A maior parte das sementes é deficiente em vitaminas e minerais importantes, com isso os pássaros precisam de um maior volume delas, visando obter os nutrientes necessários para sobreviver. Além disso, uma grande parte delas é jogada fora, que é a parte formada pelas cascas. Esses são outros fatores que tornam o custo das sementes maior ao final do mês.

Por esses motivos, o consumo das sementes chega a ser de 3 a 5 vezes maior em volume do que quando fornecemos extrusados. Ou seja, se o valor do kg de extrusado custar de 3 a 5 vezes mais que das sementes, ele se torna mais econômico e nutricionalmente mais completo.

Vejamos no comparativo abaixo, o custo mensal da alimentação de um canário baseado em mistura de sementes (composta de Alpiste, Níger, Colza, Aveia, Linhaça e Nabão) e o mesmo custo baseado na alimentação com extrusados da linha Harmony Birds Super Premium para Canários e Exóticos. Os preços médios foram baseados em pesquisas realizadas em sites de venda na Internet no mês de Setembro de 2021.

Consumo mensal de 1 Canário com mistura de sementes – 180 Gramas em média.
Consumo mensal de 1 Canário com HB Extrusado – 60 Gramas em média.

Preço por kg Mistura de sementes – 12,00

Preço por Kg HB Extrusado – 30,00

Custo Mensal por Canário com Mistura de sementes – R$ 2,16

Custo Mensal por Canário com HB Extrusado – R$ 1,80

 

É muito importante que o criador tenha em mente de que os pássaros não aceitam uma mudança brusca de alimentação. A maneira ideal de se fazer essa mudança é misturando-se uma parte pequena do alimento extrusado nas sementes e aos poucos vamos aumentando sua quantidade até se chegar à totalidade do novo alimento. Essa troca deve durar de 3 a 4 semanas. Dessa maneira, evitamos problemas causados por mudanças bruscas na alimentação como diarreia e muda de penas fora época, o que seria desastroso em períodos de torneios e reprodução.

 

Cláudio Fonseca

Minas Nutri do Brasil

Criador de Pássaros, Formado em Administração de empresas e Biologia.

 

 

 

Quer fazer parte da nossa equipe?

Preencha seus dados e nos envie seu currículo.