USO DA FARINHADA NA ALIMENTAÇÃO DOS PÁSSAROS

USO DA FARINHADA NA ALIMENTAÇÃO DOS PÁSSAROS

Em seu estado selvagem as aves encontram à sua disposição uma grande variedade de alimentos. Essa diversidade que a natureza oferece faz com que naturalmente sua nutrição seja balanceada e completa.
Para as aves domésticas o ideal também seria uma alimentação a mais próxima possível ao que elas encontrariam na natureza. Acontece que, na maior parte das vezes, é muito difícil de achar esses alimentos no comércio em geral.

No caso das aves granívoras, não temos à disposição no comércio as sementes que elas encontrariam na natureza. Por esse motivo temos que adaptar sua alimentação com as sementes disponíveis como alpiste, painço, girassol, etc.  Entretanto, essas sementes são diferentes das que elas consomem na natureza e não fornecem os nutrientes necessários e importantes os quais as aves necessitam para ter uma saúde perfeita e longevidade.

Muitas doenças acometem nossos queridos pets alados decorrentes de uma alimentação à base de sementes. É muito comum surgirem problemas respiratórios pela falta de vitamina A, obesidade pelo excesso de gordura nos grãos, raquitismo pela falta de vitaminas e cálcio, alterações no fígado, plumagem deficiente, mortandade de filhotes, entre outros. A maior parte das sementes é pobre em cálcio, algumas tem proteínas e vitaminas de baixa qualidade, outras têm gordura em excesso.

Como resolver esse problema? Devemos fornecer a elas alimentos cujo conteúdo nutricional seja similar ao que elas poderiam encontrar na natureza e que atendam às suas necessidades nutricionais por completo. Mas nem sempre as aves vão gostar ou mesmo conseguir se alimentar de determinados alimentos que possam atender a essas necessidades.

Temos à disposição no mercado, rações industrializadas cujo balanceamento nutricional é elaborado de acordo com cada espécie de ave. Os alimentos extrusados são os mais indicados quando queremos fornecer uma dieta balanceada. Podem ser fornecidos puros, sem a necessidade de suplementação. A Minas Nutri produz esse tipo de alimento e vem conseguindo ótimos resultados junto aos criadores e apreciadores de aves. As linhas Harmony Birds Super Premium e Canto Nativo High Premium são elaborados dentro dos mais rígidos conceitos de qualidade, desde a seleção dos ingredientes até seu processamento industrial, proporcionando proteínas de alto valor biológico, carboidratos, lipídeos, além do enriquecimento com aminoácidos, vitaminas e minerais.

Acontece que alguns criadores mais tradicionais ainda são resistentes à esse tipo de alimento e preferem manter seus pássaros com uma alimentação a base de sementes. Nesse caso, é de suma importância que os pássaros recebam uma complementação desses nutrientes tão importantes e necessários a uma saúde perfeita e longevidade.

As farinhadas são os alimentos indicados para quem prefere tratar dos pássaros com sementes. Uma boa farinhada deve conter proteína animal, minerais, vitaminas, probióticos e também aminoácidos essenciais. É justamente esse mix nutritivo que irá suprir as carências nutricionais das sementes que citamos anteriormente.

Devemos considerar que existem 3 períodos distintos na vida das aves e o fornecimento da farinhada deve ser adaptada a cada um deles. São os períodos de reprodução, o de muda e o de repouso (aves solteiras). Para cada período, a administração da farinhada deve ser ajustada.

No período de reprodução, que inclui a fase preparatória, a fase de nidificação e a fase de criação dos filhotes, a farinhada deve ser administrada diariamente. Naturalmente, para os filhotes separados dos pais também é importante se manter uma administração diária desse alimento.

No período de muda o fornecimento diário também é recomendado. O período de reprodução e o período de muda são muito desgastantes para os pássaros adultos e filhotes. Durante esse tempo, as aves precisam de uma maior demanda de vitaminas, minerais e aminoácidos.

No período de repouso, a administração da farinhada pode ser reduzida para quatro vezes por semana. É um momento de manutenção e exige menos das aves. Assim, é garantido em cada caso, o fornecimento dos nutrientes necessários.

A Minas Nutri produz farinhadas com alta qualidade nutricional e elaboradas com matérias primas nobres.
Nossas farinhadas contêm proteínas de origem animal, minerais e também os aminoácidos essenciais Lisina e Metionina. Além de possibilitarem um melhor equilíbrio da dieta, fornecem as aves nutrientes importantes como, probióticos, prebióticos, aminoácidos, leveduras, ovos, aditivos, vitaminas e minerais, entre outros.

Conheça abaixo nossas farinhadas e escolha a mais indicada aos seus pássaros.

FARINHADA HB23 BRANCA CANÁRIOS
A Farinhada HB23 Branca é um alimento Super Premium, completo e balanceado, indicado para canários de cor, porte e canto, em todos os períodos do ano, inclusive reprodução e cria de filhotes.
Pode ser oferecida em todos os períodos do ano, inclusive reprodução e cria de filhotes. Contém 23% de proteína de alta qualidade, minerais e também os aminoácidos essenciais Lisina e Metionina.
Sua granulometria controlada evita que haja desperdício do alimento.
O uso de milho branco e albumina de ovo em sua composição garantem um produto isento de pigmentos, que poderiam interferir na cor padrão dos canários de concurso. A alta palatabilidade da Farinhada HB23 faz com que os pássaros se adaptem a ela facilmente.
Formulado com ingredientes fixos, sem eventuais substitutivos.

HB 23 RED NUTRITION FARINHADA PARA CANÁRIOS VERMELHOS

A Farinhada HB23 Vermelha é um alimento Super Premium, completo e balanceado, indicado para canários com fator vermelho e que requerem uma suplementação com Cantaxantina para intensificar a cor padrão dos concursos.
Pode ser oferecida em todos os períodos do ano, inclusive reprodução e cria de filhotes. Contém 23% de proteína de alta qualidade, minerais e também os aminoácidos essenciais Lisina e Metionina.
Formulado com ingredientes fixos, sem eventuais substitutivos.

 

HB 23 YELLOW NUTRITION FARINHADA PARA CANÁRIOS AMARELOS

A Farinhada HB23 Amarela é um alimento Super Premium, completo e balanceado, indicado para canários de cor amarela e que requerem uma suplementação com luteína para intensificar a cor padrão dos concursos.

Contém luteína – Pigmento natural, a luteína é um carotenoide que intensifica e dá brilho na cor dos canários de fundo amarelo, sejam eles lipocrômicos ou melânicos.

Probióticos – Contém probióticos importantes para uma melhor digestão e absorção de nutrientes, fortalecendo o sistema imunológico.

Nutritiva e completa – Sua formulação é cientificamente balanceada e fornece proteínas, carboidratos, lipídeos, além do enriquecimento com aminoácidos, vitaminas e minerais.

 

FARINHADA HB23 SILVESTRES
A Farinhada HB23 Silvestres é um alimento Super Premium, completo e balanceado indicado para pássaros granívoros brasileiros, como curiós, coleiros, azulões, etc, em todos os períodos do ano, inclusive reprodução e cria de filhotes.
Contém 23% de proteína de alta qualidade, minerais e também os aminoácidos essenciais Lisina e Metionina. Além de possibilitar um melhor equilíbrio da dieta, fornece às aves nutrientes importantes como probióticos, prebióticos, aminoácidos, leveduras, ovo integral, Aditivo adsorvente de micotoxinas Mycosorb, Vitaminas e Minerais, entre outros.
Formulado com ingredientes fixos, sem eventuais substitutivos.

CANTO NATIVO FARINHADA PARROTS
Canto Nativo Farinhada Parrots é um alimento Premium, balanceado e nutritivo indicado para Psitacídeos como calopsitas, periquitos, rosellas, papagaios, etc.
Sua formulação contém nutrientes e matérias primas de alto valor biológico, como proteínas, probióticos, prebióticos, adsorvente de micotoxinas, aminoácidos, ovo em pó, vitaminas e minerais. Alimento com alta palatabilidade e muito apreciado pelas aves. Indicado para todos os períodos do ano, inclusive em períodos de reprodução e cria de filhotes.
Formulado com ingredientes fixos, sem eventuais substitutivos.