O uso do alimento extrusado na alimentação dos pássaros

Blog

Não raro, observamos muitas discussões acerca da utilização dos alimentos extrusados na alimentação dos pássaros. Alguns são a favor e outros contra, mas muitas vezes as argumentações nos dois sentidos são feitas sem nenhum embasamento científico ou até mesmo por experiências de manejos mal sucedidos.

Com o avanço da tecnologia e estudos sobre nutrição dos animais, o alimento extrusado vem sendo considerado uma das melhores e mais completas maneiras de se fornecer uma alimentação completa e equilibrada aos pássaros, assim como ocorre com os cães, gatos, roedores, peixes, entre outros.

A tecnologia utilizada na fabricação desse tipo de alimento resulta em uma melhor digestibilidade e maior aproveitamento nutricional do produto. O fornecimento de micro e macro elementos de suma importância no aspecto nutricional como, vitaminas, minerais, proteínas, entre outros, é controlado de maneira correta, sem que haja desequilíbrio desses nutrientes, fato comum na alimentação à base de sementes.

Outro aspecto importante é que em cada pellet extrusado a composição dos nutrientes é exatamente a mesma, ao contrário do que ocorre com as misturas de sementes. Cada semente possui uma composição nutricional diferente e é muito comum que os pássaros tenham suas preferências por determinada grão, descartando os demais e tornando seu balanceamento incorreto.

Além disso, a maior parte das sementes não possui um balanceamento nutricional correto. A maioria é deficiente em vitaminas e minerais importantes e em muitas delas existe o problema do excesso de gordura. Esta, inclusive, é a principal causa de esteatose hepática ou acúmulo de gordura no fígado, que pode levar à falência das aves. Pássaros com excesso de gordura tem dificuldade em se reproduzir: os machos diminuem sua potência reprodutiva, e as fêmeas tem problemas com retenção dos ovos, os chamados “ovos atravessados”.

Por conta deste desbalanceamento nutricional das sementes, muitos criadores fornecem aos pássaros uma grande variedade de complementos, suplementos, vitaminas e outros tipos de alimentos. É uma tentativa de se corrigir essa carência nutricional, mas por falta de conhecimento ou mesmo excesso de zelo, muitos deles os fornecem além do indicado, o que é tão prejudicial quanto à falta desses nutrientes.

Alguns criadores argumentam que os pássaros são granívoros e que o alimento ideal deve ser a mistura de sementes. Não que estejam errados, mas se analisarmos como os pássaros se alimentam em seu estado selvagem, já estamos adaptando sua alimentação em cativeiro.

Seguindo essa linha de raciocínio, vamos pensar nos granívoros silvestres brasileiros, como por exemplo, os curiós, coleiros e outros. Não existem em nosso país sementes nativas como alpiste, painços variados, arroz, milheto, etc. Todas essas sementes foram trazidas de outros países e as adaptamos na alimentação dos nossos pássaros. Na natureza essas espécies não se alimentam somente das sementes nativas, pois essas são escassas em boa parte do ano. A alimentação é variada e consiste também em insetos, larvas, vegetais, frutas entre outros, que demandam grande esforço e gasto de energia em sua busca, fazendo com que os pássaros estejam sempre em forma.

Assim, se pensarmos por esse lado, com os extrusados estamos adaptando também os nossos pássaros a um alimento diferente do natural, mas com inúmeras vantagens nutricionais.

Quando um alimento extrusado é elaborado dentro dos conceitos de nutrição ótima, como é o caso dos produtos Super Premium, podemos oferecer grãos, legumes e frutas em pequenas quantidades sem que haja o desbalanceamento nutricional.

Cães e gatos são carnívoros e nem por isso os alimentamos com carne, pois sabemos que as rações (são extrusadas também) são a melhor maneira de nutri-los. Da mesma forma devemos pensar com nossos pássaros.

Muitos questionam seu alto custo, mas ao contrário do que pensam a alimentação a base de extrusados se torna mais econômica, pois por conta de seu correto balanceamento nutricional, as aves necessitam de um menor volume de alimento para satisfazer suas necessidades nutricionais, gerando menos gasto financeiro. Pássaros alimentados com extrusados se mantêm em forma, possuem maior vigor e vitalidade e se reproduzem melhor.

É muito importante que o criador tenha em mente que os pássaros não aceitam uma mudança brusca na alimentação. Isso ocorre na mudança de sementes para extrusados ou mesmo numa eventual troca de fabricantes de extrusados. A palatabilidade dos pássaros é pequena em relação à dos seres humanos. Eles possuem muito menos papilas gustativas do que nós e, por esse motivo, não devemos comparar nossas preferências de sabor com as deles.

Existe uma cultura de que se o pássaro não comeu de imediato é porque o produto não é bom, o que é um completo engano: quando o pássaro consome um produto em demasia, podemos deduzir que o mesmo não está suprindo suas necessidades nutricionais. Na busca desse balanceamento, o alimento é consumido em grandes volumes causando problemas de saúde diversos. Alimentos nutricionalmente balanceados resultam em um consumo menor e saúde perfeita.

Estudos mostram que, na verdade, os pássaros demoram a se adaptar a novos alimentos por conta da mudança do padrão do qual estão acostumados. Mudanças de forma, tamanho e textura, entre outros é que fazem com que os pássaros estranhem a mudança para um novo tipo de alimento, seja qual ele for.

Muitos pássaros não vão se adaptar a essa troca sem que haja uma adaptação correta. A maneira ideal de se fazer essa mudança é misturando-se uma parte pequena do novo alimento ao antigo e aos poucos vamos aumentando sua quantidade até se chegar à totalidade do novo produto. Essa troca deve durar de 3 a 4 semanas. Além disso, fazendo dessa maneira, evitamos problemas causados por mudanças bruscas na alimentação como diarreia e muda de penas fora época, o que seria desastroso em períodos de torneios e reprodução.

Um dos aspectos mais importantes a ser observado pelos criadores é sobre a idoneidade e comprometimento de quem está por trás da fabricação do alimento que fornecemos aos nossos pássaros. Não é só o fato de o alimento ser extrusado que o torna um alimento ideal. Alimentos produzidos por empresas sérias e comprometidas com qualidade, nutrição e excelência no atendimento, vão trazer os resultados esperados. Devemos evitar produtos sem registro ou sem o controle dos órgãos governamentais responsáveis por sua fiscalização, produzidos sem nenhum embasamento nutricional ou científico, que utilizam matérias de baixa qualidade e procedência duvidosa. O barato pode sair caro.

A Minas Nutri é uma empresa focada em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de alimentos de alta qualidade para pássaros e pequenos animais de estimação.

Produzimos o que existe de melhor e mais moderno em nutrição animal. A implantação de maquinários de última geração, alta capacidade de produção e pessoal treinado, fazem da Minas Nutri uma das principais referências do segmento no mercado nacional.

A linha de alimentos Harmony Birds Super Premium foi elaborada dentro dos mais rígidos padrões de produção e dentro do conceito de nutrição ótima.  O resultado são produtos de alta qualidade para uma nutrição completa e equilibrada

Minas Nutri é amor pelos pássaros e atenção com o criador!

 

Cláudio Fonseca

Minas Nutri do Brasil

Criador de Pássaros, Formado em Administração de empresas e Biologia.

Quer fazer parte da nossa equipe?

Preencha seus dados e nos envie seu currículo.